rss search

Gestação, começando do início

line

Quem não sabe como se faz um bebê? Ok não vou entrar em detalhes, mas o fato é que a gestação não é simplesmente o estado resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Quando engravidamos nosso corpo e organismo sofrem grandes alterações e durante 40 semanas (em média) vive em função daquele pequeno ser que se desenvolve dentro do ventre materno. É um estado sublime mas que pode trazer grandes frustrações e desconfortos pra uma mulher que não esta preparada ou até mesmo não desejava a gravidez.

As alterações hormonais acontecem desde o instante da fecundação. Por conta dessas alterações ficamos mais sensíveis, mais choronas e com estado emocional abalado. Tudo que acontece na gravidez é “culpa” dos hormônios. A gestação é composta por três trimestres (falaremos sobre eles no próximo post), somente a partir do segundo é que a mulher começa a se sentir realmente grávida. A barriga vai aparecendo aos poucos e é possível sentir os movimentos do bebê, o que nos dá a nítida sensação de que esta tudo bem. O primeiro trimestre é para muitas mulheres um período de muitos enjôos, vômitos, indisposição e sono excessivo. E no último, com a barriga cada vez maior, o cansaço toma conta e a ansiedade também. Falando assim parece que é ruim mas estar grávida é maravilhoso!

São muitas dúvidas e escolhas, o nome do bebê, a maternidade, o médico, a decoração do quarto, o enxoval. Na minha opinião o mais importante quando nos descobrimos grávidas é buscar INFORMAÇÃO. Quando nos informamos sobre o processo e o que provavelmente vai acontecer, nos preparamos pra os desafios da gestação e do parto. Hoje em dia, infelizmente, muitas mulheres não se preocupam e se entregam nas mãos do médico quase como se a gestação fosse uma doença que deve ser “tratada” por um médico. Óbvio que fazer um bom pré-natal com um bom médico é imprescindível mas podemos assumir nossas responsabilidades junto com ele e assim tomar consciência de todo processo criando um vinculo maior com o bebê e nos preparando para a maior transformação na vida de uma mulher: se tornar mãe!

Imagem:www.gettyimages.com.br


um comentário

line
  1. Marcelly querida, gostei muito do seu texto… você escreve de um jeito leve que fica fácil de ler. Acho mesmo que a gravidez deve ser um momento único na vida de uma mulher. Tem toda uma magia e também preparação. Quando eu estiver grávida e espero que isso aconteça não daqui muito tempo rs, também vou querer fazer o melhor pra mim e pro meu bebê! Adorei te acompanhar por aqui e te conhecer um pouco melhor. Beijão!

    line

Deixe um comentário