rss search

Os 3 trimestres da gestação

line

Três trimestres, nove meses, dez luas, quarenta semanas. Esse é o tempo necessário para uma gestação a termo. A DPP (data prevista de parto) é contada a partir do primeiro dia da última menstruação, porém menos de 6% dos bebês nascem data, melhor seria pensarmos emsemana prevista de parto.

Primeiro Trimestre (semana 1 a 13)

É um período muito importante e também delicado, fecundação, implantação do óvulo no útero, formação e fixação da placenta. É a fase principal da formação do bebê. Os hormônios estão a mil, o corpo da mulher começa a se adaptar a sua nova realidade, é muito comum a mulher sofrer alterações bruscas e constantes de humor. É um período emocional delicado, um período de aceitação.

A maioria das mulheres ficam muito indispostas, com náuseas, vômitos e sonolência. Algumas mulheres não sentem absolutamente nada e outras continuam sentindo mesmo após o primeiro trimestre, mas via de regra quando entramos na 13ª, 14ª semana esses desconfortos vão passando até sumirem por completo. Outros sintomas bastantes comuns nessa fase são: vontade de urinar com frequência, dores de cabeça esporádicas, prisão de ventre, tonturas, falta ou excesso de apetite assim como aversão ou desejo de determinados alimentos, insônia, azia, irritabilidade, má digestão e alteração dos seios (aumento, sensibilidade, dor ao toque, escurecimento das auréolas).

O bebê que a princípio é um óvulo fecundado, se transforma em embrião para depois se tornar um feto, na décima semana. O sistema nervoso inicia seu desenvolvimento na quinta semana e o coração do então embrião começa a pulsar no final da sexta semana. Ao final do primeiro trimestre os principais órgãos do bebê já estão formados e funcionando. Braços e pernas estão bem definidos, assim como pés e mãos, e ele já possui detalhes como piscar de olhos, movimento os dedinhos, soluços, abrir a boca e fazer xixi.

Segundo Trimestre (semana 14 a 27)

Tudo esta mais tranquilo, os primeiro exames já foram feitos, você já ouviu o coraçãozinho do seu bebê, a barriga começa a aparecer e os primeiros movimentos já podem ser sentidos. Na maioria das vezes os enjôos e a indisposição já passaram e a mulher se sente mais bonita, mais saudável e mais ativa.

A medida que a barriga cresce (ainda sem tamanho suficiente para causar desconforto) e os movimentos do bebê ficam mais nítidos, a mulher se torna cada vez mais confiante. É a hora da busca por informações, hora de começar a pensar no lugar onde e como quer que seu bebê nasca, começar a decorar o quarto e fazer enxoval. É o período em que ficamos mais dispostas e produtivas. É um ótimo momento para voltar a praticar exercícios (se não foi possível até então) e até possível começar uma atividade física nova, desde que bem orientada, o que vai ajudar muito no final da gestação.

É comum sentir, conforme vai se aproximando o terceiro trimestre, inchaços, dores ou peso no baixo ventre, dores nas costas ou nervo ciático, cãimbras, desconfortos nos músculos e ossos do quadril porque eles estão começando a se preparar para o parto. Algumas mulheres tem a libido aumentada, outras não. É importante saber que a relação sexual não prejudica de maneira alguma o bebê.

Já o bebê continua seu desenvolvimento a todo vapor. A partir da décima oitava semana já é possivel saber o sexo do bebê, isso se ele colaborar claro. Detalhes como cílios, sombrancelhas, impressões digitais, fios de cabelo vão aparecendo. Os órgãos continuam sendo ajustados, ele esta cada vez mais preparado para vir ao mundo.

Terceiro Trimestre (semana 28 a 40)

A reta final…

O bebê já esta maior e mais pesado, por isso espreme os órgãos da mamãe causando alguns desconfortos. Nesse período se a mulher esta muito acima do peso ou sedentária esses desconfortos tendem a aumentar. Os principais são: azia, falta de ar, prisão de ventre e aumento da vontade de urinar novamente, inchaços, cansaço, dificuldade para dormir e se movimentar, dores nas pernas e nas costas, cãimbras, hemorróidas, aumento no desconforto do quadril e musculatura do assoalho pélvico, também conhecida como períneo.

Emocionalmente falando o foco da mulher agora é o parto. A ansiedade e falta de concentração aumentam. Muitas mulheres tem medo do parto, da tão famosa dor do parto. As pessoas em volta tendem a pressionar, sem intenção, a gestante. Muitas dúvidas vem a tona. É preciso muito apoio nesse período.

Já o bebê esta praticamente pronto, faltam alguns detalhes e principalmente ganhar gordura. Os olhos e ouvidos já funcionam bem, consegue perceber bem a luminosidade e os sons a sua volta. Geralmente na trigésima semana já assume a posição ideal para nascimento, de cabeça para baixo. Sua pele vai ficando mais lisinha e seu sistema imunológico já esta funcionando a partir da trigésima quarta semana. O pulmão é o último órgão a se desenvolver completamente, ele vai ser muito solicitado do lado de fora.

E agora é só esperar ele dar o sinal. Um bebê a termo nasce entre a 38ª e 42ª semana de gestação. Cada um tem seu tempo, seu ritmo. Impossível falar que um bebê esta pronto para nascer com 38 semanas. Isso só ele pode nos dizer. O que nos resta é esperar com calma e tranquilidade e curtir os últimos momentos dessa jornada tão enriquecedora e linda.


27 comentários

line
  1. nezilma

    olá, eu estou com vinte e oito semanas, estou muito bem graças a Deus, vacinas, exames tudo em dia. No início da gestaçao, pensava muito em uma cesriana, visto que ha um ano atras tive que fazer uma coretagem pois tive um aborto retido com quatro meses de gestaçao, senti muitas dores e acho que por isso fiquei meio traumatizada. Mas depois de assistir uma matéria no programa da Ana Maria Braga sobre partos normais e naturais ativos senti até uma vontade de estar também ativa durante o meu parto. Não sei ainda que decisao tomar, meu médico me orientou seguir o meu instinto materno mas não deixou de salientar que normal, natural é coisa da natureza e do tempo certo do bebê, não estariamos forçando o bebê a nada né, tudo acontece naturalmente, mas ainda nao sei o que fazer,,,, tenho muitas dúvidas e um certo tralma também…

    line
  2. thuany

    Estou gravida do 5º filho.. e estou de um mes, sinto algo pulsar na minha barriga, será que é o coração do meu bb????????????? bjs t+

    line
    • O coração do bb esta muito protegido dentro do útero, não da para sentir a pulsação dele. Nós temos artérias que passam pela barriga, vc deve estar sentindo alguma delas. Bjs e parabéns pela quinta gestação =)

      line
  3. ESTOU com trinta e tres semanas de gestaçao ,ja é a minha segunda gestaçao;estou muito ansiosa ,tudo o que sinto9 hoje nao senti do primeiro,nao sei se é normal mas as vezes tenho medo.como se fosse o primeiro

    line
  4. Estou muito feliz por ser mae pela segunda vez.

    line
  5. belzinha

    estou gravida de 39 semanas já e o Pedro nada de dar sinal,a ansiedade me consome a cada dia,nao é possível q ele vá me fazer esperar mais tres semanas,já q o bb pode nascer até as 42 sem.To super nervosa!!

    line
    • A ansiedade é realmente uma questão que atrapalha bastante o final da gestação. A pratica do yoga pode ajudar bastante mas leva tempo e dedicação. Espero que você e bebe estejam bem ;-)

      line
  6. Michele

    Oi, estou muito feliz tb. Estou na segunda gestação e novamente de uma menina, estou muito feliz ….graças a DEus…Filhos são sempre bem vindos e eu amei ser mão de uma menina e agora vou repetir a dose….

    line
  7. renata costa

    Oi,estou gravida de 10 semanas esta é a minha segunda gestaçao apos 08 anos,parece ser tudo novo estou muito ansiosa.

    line
    • Oi Renata, parabéns pela segunda gestação!
      nenhuma gravidez é igual a outra, independente do intervalo entre elas
      agora vc esta mais madura e experiente
      a ansiedade nos tira a oportunidade de viver o presente e desfrutar dele
      busque alternativas para controla-lo ;-)
      namastê

      line
  8. Brunna

    Estou gravida de 13 semanas e n tenho uma barriga bem visivel isso e normal?
    Axo q o meu bb e menino.. Estou mt feliz e mu primeiro filho + n ansiosa pq qero desfrutar dessa gravidez

    line
    • É super normal Bruna. Na verdade a primeira barriga, geralmente, demora bastante para aparecer. Dependendo do corpo da mulher só aparece mesmo por volta das 20 semanas. Mas vc vai ver que de repente a barriga aparece e todo mundo se espanta..rs Parabéns pela gravidez!

      line
  9. elizete

    estou com 32 semanas,e ja ando com pequenas contraçoes,meu ultimo nasceu com 37 semanas,sera q este tbm,ou com menos ainda.minha medica marcou o parto para dia 04 de outubro,mas essa data da 40 semanas,e eu acho q vai nascer dia 07 de setembro,e sao nove meses

    line
  10. andreza

    estou gravida pela segunda vez,engravidei logo que minha bebe nasceu nao sei de quanto tempo ao certo estou o medico disse que devo estar de cinco a seis meses e apesar de ja ter um bebe estou super ansiosa e surpresa pois descobri que cada gravidez tem seu jeito sinto coisas que nao sentia na primeira gravidez e meu bebe mexe muito mais que a minha menina mexia!!

    line
  11. andreza

    estou gravida e nao sei ao certo de quanto tempo devido a isso estou um pouco preocupada pois comecei a fazer os primeiros exames do pre natal agora e porque minha pressao era um pouco alta na minha primeira gestaçao estou com medo de ter complicaçaes no parto

    line

Deixe um comentário