rss search

Mantra OM

line

O termo mantra deriva da raiz verbal sânscrita “Man”, pensar, ter em mente e do sufixo “Tra” que é usado para a formação de substantivos que designam instrumento ou ferramenta. Um mantra é portanto uma ferramenta que proporciona a mente o poder de se concentrar e se purificar elevando o estado de consciência. De maneira geral, existe a noção genérica de que o mantra é uma sílaba, palavra ou sequência de palavras e sílabas com o objetivo de reestabelecer a atenção e elevar a mente a uma faixa vibratória específica. Para Swami Sivananda, “a repetição do Mantra elimina a impureza da mente.”

OM é uma síbala sagrada, o símbolo de Brahman, o Ser Absoluto. Também é o símbolo universal do Yoga, um som ou vibração que representa o universo como uma totalidade. É celebrado em diversas filosofias e religiões porém se originou na filosofia hindu. É formado pelo pelo ditongo das vogais a e u, e a nasalização, representada pela letra m. Por isso é que, às vezes, aparece grafado Aum.

Diz-se que o mantra OM contém todo o conhecimento dos Vedas, o poder sobre a matéria, a consciência do espaço e do tempo, do presente, do passado e do futuro. É considerado o corpo sonoro de Brahman, a partir do qual todo o univesro se forma. É a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo o mais poderoso de todos eles. Ele é o gérmen, a raiz de todos os sons da natureza. Por essa origem divina e essencial, o mantra OM figura como o começo, o meio e o fim.

Namastê



Deixe um comentário